top of page

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Saiba mais sobre a história de Joseph Pilates!

  • Foto do escritor: Bruna Sinhori
    Bruna Sinhori
  • 21 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Joseph Hubertus Pilates, foi o inventor do método de condicionamento físico contrologia hoje popularmente conhecido como método Pilates. Nascido no ano de 1880 em Mönchengladbach, próximo a Dusseldorf, Alemanha. Na sua infância Joseph Pilates tinha uma saúde muito frágil, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática. O pai de Joseph Pilates foi um campeão olímpico, e sua mãe uma naturóloga.

Inspirado na filosofia de cura da mãe, e no condicionamento físico de seu pai Joseph Pilates, como autodidata começou a estudar anatomia, fisiologia e medicina oriental. Com base nesses conhecimentos criou uma série de exercícios que o ajudaram a superar suas limitações.

Ele também estudou musculação, Yoga, artes marciais e ginástica, que tiveram influência em vários exercícios. O movimento natural dos animais também inspirou Pilates.

Aos 32 anos de idade, Joseph se mudou para a Inglaterra onde trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard). Mais tarde Pilates juntou-se a uma companhia de circo, que realizou uma turnê em Londres logo quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial em 1914, onde ele juntamente com todos os componentes da trupe foram reclusos em um campo de concentração de Lancaster, por serem considerados inimigos estrangeiros. Todos foram confinados na Ilha de Man.

Durante este período de reclusão Joseph Pilates atuou como enfermeiro e desenvolveu exercícios para manutenção da sua saúde e de seus companheiros. Pilates usava as camas hospitalares e mais alguns acessórios como cintos, lastros e molas para a reabilitação de enfermos que ainda não conseguiam sair da cama para realizar seus exercícios. Foi nessa ocasião que surgiram os primeiros protótipos dos aparelhos conhecidos hoje.

Durante a epidemia do vírus Inflenza (Gripe Espanhola) em 1918, que dizimou milhares de ingleses, segundo historiadores nenhum dos prisioneiros sob os cuidados de Joseph Pilates adoeceu, atribuindo a isso a execução dos exercícios beneficiando a saúde, embora não haja nenhuma comprovação científica na época.

Após o termino da guerra Pilates retornou a Alemanha onde continuou desenvolvendo seu método, chamando a atenção de importantes membros do mundo da dança como Rudolf Von Laban, que incorporou princípios de Pilates à sua técnica corporal. Também recorriam a ele grandes atletas da época como o campeão de boxe dos pesos pesados, Max Schmeling. Em Hamburgo ele treinou policiais e também foi forçado a treinar membros do exército alemão.

Decepcionado com a situação política e social de sua pátria alemã, migrou para os Estados Unidos. Na viagem ele conheceu sua futura esposa Clara que era enfermeira.

Clara ajudou Joseph Pilates a fundar um estúdio na cidade de Nova York na Oitava Avenida próximo a grandes escolas de Balé . O que atraiu a atenção de grandes Bailarinos como Ruth St. Denis, Ted Shwn, Martha Graham e George Balanchine.

Nos anos 60 alguns alunos de Joseph, abriram seus próprios estúdios. Joseph Pilates faleceu em 1967 com 87 anos, em consequência de um incêndio na sua academia, na tentativa de salvar seus equipamentos. Clara continuou o trabalho de Joseph até o fim de sua vida em 1977.

Joseph Pilates sempre esteve a frente de seu tempo. Ele conseguiu desenvolver um método que é capaz de fornecer, equilíbrio, força e flexibilidade, além de desenvolver a integração entre corpo e mente.

Toda essa determinação e superação de Joseph Pilates, que quando criança doente buscou nas diferentes técnicas dos dois mundos, uma maneira de integração “corpo-mente”, dando início, a uma série de exercícios terapêuticos, ajudou e ainda ajuda várias pessoas a alcançar uma qualidade de vida superior, revolucionando o jeito de praticar atividade física.

Fisioterapeuta Bruna Alessandra Sinhori

Fontes: Associação Brasileira de Pilates, Revista Pilates


 
 
 

Comments


© 2023 por Bruna Sinhori

bottom of page